Dicas de Cultivo

1ª parte:



Como Cultivar Orquídeas


O substrato-



Apesar de parecerem, as orquídeas não são exigentes em substrato.



Os substratos devem conter boa aeração, boa drenagem, fornecer nutrientes, manter a umidade e garantir a sustentação da planta, semelhante ao que ela encontra em seu hábitat natural.



Provavelmente você já viu muitas pessoas dizendo que utilizam xaxim, pedaços de porcelana, esfagno, e carvão. Esses materiais são muito bons, já que preenchem todos os requisitos para um bom substrato.



Muitos produtores comerciais já chegaram a cultivar orquídeas somente em pedra britada, em argila expandida, ou numa mistura de pedra britada e carvão vegetal. O incrível é que os resultados desses cultivos foram muito bons. As necessidades de nutrientes eram supridas por adubações minerais, orgânicas, ou foliares.



A maioria das orquídeas vive naturalmente em cima de troncos e galhos, onde não há muita regalia, só uma sustentação, umidade, luminosidade adequada e folhas que caem à sua volta. Sendo assim, cuidados excessivos são desnecessários.



Uma dica: utilize uma mistura de pedras britadas com um pouco de xaxim ou fibra de coco, que garantirão o fornecimento de nutrientes. Ou então misture pedras britadas com carvão vegetal, que ajuda a manter a umidade adequada, mas complemente com adubações mineirais, conforme será visto no último tópico.O vasoMuitos podem ser os vasos de orquídeas, ficando a escolha a critério de cada um. Plantar em vasos de barro cozido pode ser uma boa opção. Existem vasos fabricados especialmente para orquídeas, sendo largos, baixos, e geralmente com 3 grandes furos laterais para serem pendurados, com uma boa aeração das raízes. Muitos outros tipos de vasos podem ser utilizados, até mesmo alguns alternativos feitos com garrafas pet. A escolha é sua.



O plantio-

Normalmente as orquídeas já vêm plantadas em vasos, sendo assim, aqui nós estaremos explicando como é feito o transplante das orquídeas.



- Ao retirar a orquídea do vaso anterior, corte as raízes mortas com o auxílio de uma lâmina ou tesoura.- Coloque a camada de material de drenagem, cobrindo todo o fundo do vaso.- Cubra uma camada suficiente com o substrato.



- Coloque a muda no centro do vaso e preencha com o restante do substrato, até a borda do vaso.